Pular para o conteúdo principal

Ser um bom atendimento é:

Comecei um curso de gestão de contas há duas semanas. Trabalhar com atendimento ao público não é novo para mim, que já faço isso desde 2000 e olha que comecei a trabalhar em grande estilo, fora do Brasil. A novidade é ser atendimento de agência de comunicação.

Explicando, me formei em direito, fiquei muito tempo perdida em relação as minhas escolhas profissionais, até enxergar nas minhas habilidades pessoais, principalmente de relacionamento e comunicação, uma extensão para a construção de uma carreira.

Após um período de grande aprendizagem no meu trabalho atual, estou pronta para alçar novos voos. Bom, depois desse breve histórico, vamos ao que viemos:

O que é ser um bom, ou melhor, um diferenciado profissional de atendimento?

Na minha opinião, tem três características pessoais que são indispensáveis, aí vão:


  • Capacidade de argumentação: não basta, obviamente, falar, tem que argumentar, tem que se posicionar perante o cliente e a agência;
  • Dinamismo e proatividade: essa é uma característica que não diferencia somente o bom atendimento, e sim o bom profissional.
  • Capacidade de relacionamento interpessoal: essa é com certeza a característica mais marcante de um profissional da área, e sem ela é impossível se exercer a profissão.
Claro que para ser um bom profissional tem habilidades que devem ser desenvolvidas. Eu destacaria:

  • visão de negócios
  • organização
  • controle emocional
  • comprometimento e interesse
  • disponibilidade
  • curiosidade
E vocês, o que acham?

Comentários

  1. ahááá, gerando conteúdo pro "tema" é?
    ahahahaha beijão

    ResponderExcluir
  2. Danadinha heim... Muito bom! Vou me inspirar pra fazer o meu... hehehehe!!!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  3. Samara, de fato a capacidade de argumentação e principalmente de NEGOCIAÇÃO são essenciais para desempenhar nosso papel de atendimento no dia a dia. Ser organizado, ter controle sobre o trabalho, gerenciar pessoas, tarefas e prazos é uma constante para o atendimento.

    Mas para contribuir um pouquinho mais com o teu trabalho quero registrar uma caracteristica que todo profissional de atendimento, na minha opinião, deveria construir diariamente: a credibilidade. Afinal, nós lidamos com um bem precioso do cliente, que é a informação. E por outro lado ainda representamos junto ao cliente uma equipe de profissionais da agência que confia na gente todo o talento dedicado ao trabalho.

    Ter credibilidade é se levar a sério e praticar isso todo dia em tudo o que se faz.

    ResponderExcluir
  4. Legal teu blog! Parabens!! bjs Marcelo Merino

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comunicação é o retrato da vida

Essa semana foi difícil achar um tema para escrever. Queria fazer um post didático, algo que trouxesse informações e dicas concretas, as quais sempre buscamos e damos bem mais atenção do que pensamentos mais filosóficos. Pois bem, foi aí que me despertou o quanto nos prendemos aos guias ou, como muitos chamam, às receitas de bolo, quando podíamos analisar os casos complexos via interpretação e experiência. A comunicação é reflexo ou, deveria ser, da própria vida e das necessidades do ser humano. O que está acontecendo hoje é o resultado desta percepção, pena que muitas marcas não se deram conta disso, mas as pessoas estão exigindo a comunicação de mão dupla. Tudo fica muito simples quando fazemos analogias com a vida, quem gosta de uma relação na qual somente o outro fala, que as suas necessidades nunca são atendidas ou mesmo percebidas e quando parece sempre ter um interesse excuso por trás. Pois nos últimos 50 anos, a comunicação foi aquela relação que ninguém gostaria de ter para si...

Marketing de relacionamento, hum???

Acredito que todas as empresas já ouviram falar em CRM, em manutenção de cliente, pós-venda e etc. Hoje é possível, eu me arriscar em afirmar, que todas as grandes empresas devem estar equipadas com um belíssimo CRM, inclusive customizado. Pois bem, mas para que serve mesmo? Sim, essa é a pergunta que me faço diariamente, já que são pouquíssimas empresas que realmente se preocupam e tem esforço para gerenciar e criar ações de relacionamento com o cliente. Acho que o melhor exemplo de como não manter um bom relacionamento com o cliente são, hoje, as empresas de telefonia. Elas são ótimas em venda, mas o pós-venda, meu Deus! O cliente é desrespeitado desde o início de qualquer contato telefônico, tantas mil opções para quem só queria alguém para atender ao telefone e ajudar a resolver ou informar alguma coisa. Pior ainda é quando te transferem umas cinco vezes e tens que repetir tudo de novo em todas as vezes. Onde está a inteligência de relacionamento aqui? No caso das empresas de telef...