Pular para o conteúdo principal

Ser um bom atendimento é:

Comecei um curso de gestão de contas há duas semanas. Trabalhar com atendimento ao público não é novo para mim, que já faço isso desde 2000 e olha que comecei a trabalhar em grande estilo, fora do Brasil. A novidade é ser atendimento de agência de comunicação.

Explicando, me formei em direito, fiquei muito tempo perdida em relação as minhas escolhas profissionais, até enxergar nas minhas habilidades pessoais, principalmente de relacionamento e comunicação, uma extensão para a construção de uma carreira.

Após um período de grande aprendizagem no meu trabalho atual, estou pronta para alçar novos voos. Bom, depois desse breve histórico, vamos ao que viemos:

O que é ser um bom, ou melhor, um diferenciado profissional de atendimento?

Na minha opinião, tem três características pessoais que são indispensáveis, aí vão:


  • Capacidade de argumentação: não basta, obviamente, falar, tem que argumentar, tem que se posicionar perante o cliente e a agência;
  • Dinamismo e proatividade: essa é uma característica que não diferencia somente o bom atendimento, e sim o bom profissional.
  • Capacidade de relacionamento interpessoal: essa é com certeza a característica mais marcante de um profissional da área, e sem ela é impossível se exercer a profissão.
Claro que para ser um bom profissional tem habilidades que devem ser desenvolvidas. Eu destacaria:

  • visão de negócios
  • organização
  • controle emocional
  • comprometimento e interesse
  • disponibilidade
  • curiosidade
E vocês, o que acham?

Comentários

  1. ahááá, gerando conteúdo pro "tema" é?
    ahahahaha beijão

    ResponderExcluir
  2. Danadinha heim... Muito bom! Vou me inspirar pra fazer o meu... hehehehe!!!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  3. Samara, de fato a capacidade de argumentação e principalmente de NEGOCIAÇÃO são essenciais para desempenhar nosso papel de atendimento no dia a dia. Ser organizado, ter controle sobre o trabalho, gerenciar pessoas, tarefas e prazos é uma constante para o atendimento.

    Mas para contribuir um pouquinho mais com o teu trabalho quero registrar uma caracteristica que todo profissional de atendimento, na minha opinião, deveria construir diariamente: a credibilidade. Afinal, nós lidamos com um bem precioso do cliente, que é a informação. E por outro lado ainda representamos junto ao cliente uma equipe de profissionais da agência que confia na gente todo o talento dedicado ao trabalho.

    Ter credibilidade é se levar a sério e praticar isso todo dia em tudo o que se faz.

    ResponderExcluir
  4. Legal teu blog! Parabens!! bjs Marcelo Merino

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comunicação é o retrato da vida

Essa semana foi difícil achar um tema para escrever. Queria fazer um post didático, algo que trouxesse informações e dicas concretas, as quais sempre buscamos e damos bem mais atenção do que pensamentos mais filosóficos. Pois bem, foi aí que me despertou o quanto nos prendemos aos guias ou, como muitos chamam, às receitas de bolo, quando podíamos analisar os casos complexos via interpretação e experiência. A comunicação é reflexo ou, deveria ser, da própria vida e das necessidades do ser humano. O que está acontecendo hoje é o resultado desta percepção, pena que muitas marcas não se deram conta disso, mas as pessoas estão exigindo a comunicação de mão dupla. Tudo fica muito simples quando fazemos analogias com a vida, quem gosta de uma relação na qual somente o outro fala, que as suas necessidades nunca são atendidas ou mesmo percebidas e quando parece sempre ter um interesse excuso por trás. Pois nos últimos 50 anos, a comunicação foi aquela relação que ninguém gostaria de ter para si...

Barack Obama e a comunicação de engajamento

Esta semana fui convidada a prestigiar o evento que comemorou os 10 anos de Ag2, agência digital gaúcha, que hoje está no ranking das 5 maiores agências digitais do Brasil. O evento, que bateu um golaço em conteúdo, contou com a participação de Cesar Paz, para quem não conhece, Presidente da Ag2, John Michael Pierobon, consultor internacional de tendências online e Ben Self, fundador da Blue State Digital e um dos responsáveis pela campanha do Presidente Americano Barack Obama. O evento foi conduzido pelo excelente, Pyr Marcondes, editor da Revista Meio Digital. Obviamente, todos estavam ansiosos para ouvir o Ben Self e o detalhamento da mais envolvente, na minha opinião, campanha política vista até hoje. O quase menino, Ben Self, me surpreendeu bastante com o grau de maturidade apresentado na construção da campanha e o impressionante número de participantes que se engajaram nas diversas formas propostas através desta. Fazendo um resumo interpretativo, um político pouquíssimo conhecido...

Relatos do Cotidiano

Tenho vontade de organizar as coisas internamente, mas a ordem já não faz sentido. O quebra-cabeça da vida se constrói a cada dia e as peças vão mudando, assim como a obra que vai sendo construida. O tempo já não representa a opressão e sim a cura. Acreditar perdeu a graça, pois é baseada no que já conheço. Exercito diariamente a perda de controle e a crescente confiança. Por mais que venham desafios assustadores sei que tudo se "resolve" e depois acessaremos algum eu ainda desconhecido.