Essa semana foi difícil achar um tema para escrever. Queria fazer um post didático, algo que trouxesse informações e dicas concretas, as quais sempre buscamos e damos bem mais atenção do que pensamentos mais filosóficos.
Pois bem, foi aí que me despertou o quanto nos prendemos aos guias ou, como muitos chamam, às receitas de bolo, quando podíamos analisar os casos complexos via interpretação e experiência. A comunicação é reflexo ou, deveria ser, da própria vida e das necessidades do ser humano.
O que está acontecendo hoje é o resultado desta percepção, pena que muitas marcas não se deram conta disso, mas as pessoas estão exigindo a comunicação de mão dupla. Tudo fica muito simples quando fazemos analogias com a vida, quem gosta de uma relação na qual somente o outro fala, que as suas necessidades nunca são atendidas ou mesmo percebidas e quando parece sempre ter um interesse excuso por trás.
Pois nos últimos 50 anos, a comunicação foi aquela relação que ninguém gostaria de ter para si. Manipuladora e autoritária, sempre querendo algo e entregando muito pouco. Ainda bem que essa Era acabou!
Essa não deveria ser somente uma afirmação do consumidor, mas também das empresas. Essa é a chance de realmente construirmos algo genuíno e sólido, pois voltando às analogias do relacionamento pessoal, de que interessa os casamentos de 50 anos, se eles não tiverem como base o amor, o respeito e a sinceridade.
Para nós comunicadores, vamos construir uma relação de respeito, admiração, atenção, reciprocidade, ou seja, tudo aquilo que buscamos para a nossa vida!
Pois bem, foi aí que me despertou o quanto nos prendemos aos guias ou, como muitos chamam, às receitas de bolo, quando podíamos analisar os casos complexos via interpretação e experiência. A comunicação é reflexo ou, deveria ser, da própria vida e das necessidades do ser humano.
O que está acontecendo hoje é o resultado desta percepção, pena que muitas marcas não se deram conta disso, mas as pessoas estão exigindo a comunicação de mão dupla. Tudo fica muito simples quando fazemos analogias com a vida, quem gosta de uma relação na qual somente o outro fala, que as suas necessidades nunca são atendidas ou mesmo percebidas e quando parece sempre ter um interesse excuso por trás.
Pois nos últimos 50 anos, a comunicação foi aquela relação que ninguém gostaria de ter para si. Manipuladora e autoritária, sempre querendo algo e entregando muito pouco. Ainda bem que essa Era acabou!
Essa não deveria ser somente uma afirmação do consumidor, mas também das empresas. Essa é a chance de realmente construirmos algo genuíno e sólido, pois voltando às analogias do relacionamento pessoal, de que interessa os casamentos de 50 anos, se eles não tiverem como base o amor, o respeito e a sinceridade.
Para nós comunicadores, vamos construir uma relação de respeito, admiração, atenção, reciprocidade, ou seja, tudo aquilo que buscamos para a nossa vida!
Graças a DEUS que essa ERA acabou. E se formos fazer uma análise mais profunda, atualmente o melhor da TV Aberta por exemplo, são mesmo as propagandas... hehe Pois nem mesmo nas notícias os caras conesguem ser mais rápidos e com tanto conteúdo como o TERRA, for exemple. :P
ResponderExcluirDentro disso, posso citar inclusive um hábito comportamental pessoal: Ao ir assistir um filme no cinema por exemplo, chego sempre pontualmente para nao perder os trailers e comerciais que cada vez mais são produções TOP de linha que além de atrativas revelam as ultimas tendências nos quesitos criatividade, tecnologia e design.
Ficamos no aguardo teu novo POST!
Muito bom o post! Penso a mesma coisa!
ResponderExcluir"A comunicação é reflexo ou, deveria ser, da própria vida e das necessidades do ser humano."
ResponderExcluirMuito bom!