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Você já ouviu falar de Whuffie?

Whuffie é a nova “moeda”, baseada em sua reputação, como dizem os especialistas no assunto. Lançada por Coy Doctorow, criador do blog ‘boing-boing’, em seu livro de ficção científica “Down and Out in the Magic Kingdom”, no futuro, descrito pelo autor, o capital social será a nova moeda global, substituindo moedas reais como dólar, euro, real e etc.

Mas que diabos é esse Whuffie, anyway? Para entender, temos que retomar o assunto Mídia Social, pois é através delas que conseguimos uma maior propagação de nossas ações, o que pode resultar no aumento ou diminuição de nossos whuffies.

O livro de Tara Hunt, “The Whuffie Factor”, traz conclusões interessantes, dentre elas, que há três maneiras de se construir um negócio ou ganhar dinheiro online: pornografia, sorte ou whuffie. Dentre os três, somente o Whuffie é o previsível jeito de atingir ambos (construção ou solidificação de um negócio e fazer dinheiro). Whuffie é o retorno de sua reputação, ele é baseado em ações positivas e negativas, nas suas contribuições para a comunidade e sobre o que as pessoas pensam de vocês. Desta forma o peso dos seus whuffies é dado pelas suas interações/participações com comunidades (redes) e indivíduos.

No livro de Cory Doctorow, ele descreve três formas de aumentar seu whuffie: ser legal, ter um bom networking ou ser notável. Para a nossa realidade e, aqui, entram indivíduos e empresas, a grande maneira de aumentar seu whuffie é a confiança. No ambiente digital é mais importante ter o capital social do que ter dinheiro. Transações financeiras fazem parte do mercado econômico, whuffie faz parte da economia do dar (the gift economy).

Como descrito no livro da Tara Hunt, na economia do dar, quanto mais você dá, mais whuffie você ganha. Aqui, quando eu uso o meu Whuffie para ajudar alguém a aumentar seu whuffie, vai gerar na rede um incremento de whuffie para ambos.

Para visualizarmos um exemplo de usar seu whuffie na vida real, um indivíduo que está concorrendo a uma vaga de trabalho e que possivelmente tem as mesmas qualificações que os demais candidatos pode ficar a frente se tiver um capital social de imenso valor (entrando aqui os três conceitos: ser legal, ter uma rede de relacionamento vasta e consistente e ser notável). Ter um alto capital social permite a você acessar as melhores posições e, por sua vez, os melhores salários.

O mesmo também funciona para empresas. Mesmo num mercado super competitivo, uma empresa que tenha um capital social alto vai se sobressair. Desenhando isso: a empresa deve estar conectada com muitos de seus consumidores, que irão estender sua palavra para seu network. As pessoas vão falar de seu produto porque ele é notável ou porque você tem o melhor atendimento ao consumidor. Novos consumidores irão até você porque agora sabem que você tem o melhor atendimento ou produto. O alto capital social vai ajudar a empresa a ganhar consumidores e a vender mais, obviamente.

No livro, Tara destaca que as empresas que têm bastante dinheiro (budget) podem continuar comprando mais publicidade, mas após a Internet, publicidade não é mais garantia de influência. Aliás, aqui é um bom link para a próxima discussão, aguardem.

Informações retiradas do livro “The Whuffie factor – using the power or social networks to build your business”.

Comentários

  1. Samy, apesar de não ser da área eu tenho acompanhado teu blog com freqüência!
    Adoro teus textos: são claros, ricos em informação e geram ótimos assuntos para discussão! Parabéns minha amiga! Sucesso sempre! Bjão

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