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A nova era da internet, redes sociais

Criei este blog pensando no curso que estou fazendo na Perestroika sobre Gestão de Contas que, aliás, tem se mostrado muito interessante.

Enfim, gostei tanto da experiência que resolvi seguir com a proposta de compartilhar os mais diversos assuntos que envolvem comunicação e marketing. Espero que esta seja uma janela para troca de conhecimentos.

Voltando a que viemos, desde o último F5 (evento que a AGADi realiza mensalmente e sou a organizadora) só ouço falar em mídias sociais ou redes sociais. Este evento repercutiu bastante dentro do nosso meio, alguns associados (todos agências digitais) acharam a abordagem muito “off”. De fato havíamos convidado um dos maiores blogueiros do Brasil, porém o cara é publicitário e utiliza a ferramenta para explorar assuntos ligados a publicidade.

Ele levou ao evento cases que circundam a publicidade tradicional, porém com a utilização de ferramentas digitais, como por exemplo o vídeo tão comentado, sei lá porque, da Susan Boyle, da ação envolvendo o Tiger Woods (Walk on Water) no YouTube. Isso não tem nada de errado, tanto é que as empresas estão conseguindo fazer um burburim com esse tipo de ação viral, muito mais por entretenimento e mídia espontânea.

Enfim, depois pensando sobre a discussão entendi que, nossos nobres colegas, estavam falando em estratégia digital. Essas ações refletem a falta de percepção de agências de comunicação, leia-se propaganda, assim como a imaturidade do mercado em relação a capacidade das próprias ferramentas digitais, a interatividade e proximidade que elas permitem.

Lembrando, não julgo certo ou errado os exemplos citados, mas saliento que muito mais poderia estar sendo feito. Aí entram alguns bons exemplos de empresas que tem buscado as mídias sociais para se aproximarem de seus consumidores. Uma delas tem sido a Dell, que vem gradativamente recuperando a credibilidade e status de marca e através do Twitter abriu um canal de divulgação e contato direto. Aliás, já há bastante tempo a Dell tem investido não somente em vendas online, mas em comunicação digital.

Falando em Twitter, ele foi a grande estrela das últimas semanas. Depois do evento, parecia até combinado, mas saiu matérias sobre ele no Fantástico, na Zero Hora (um dos principais jornais de Porto Alegre), Revista Exame, Webinsider, vários blogs e sei lá mais aonde. Resumindo, o twitter bombo nos últimos dias!

Para completar, ontem eu estava dando uma olhada na Rede Interatores (http://interatores.ning.com/), a qual faço parte, e descobri um relatório muito interessante chamado Social Media Marketing Industry Report. Este traz dados sobre utilização das ferramentas pelo pessoal do marketing, quais as ferramentas mais utilizadas (Twitter, blogs, facebook e LinkedIn), o perfil mais comum do usuário, quanto tempo é gasto em média semanal, retorno e etc. Quem tiver interesse é só acessar: http://www.whitepapersource.com/socialmediamarketing/report/

Para finalizar este post, (só esse post, porque a discussão não encerra aqui, apenas começa!) minha opinião é que estamos recém engatinhando na utilização de mídia social, as estratégias virão com o próprio amadurecimento. Fica a minha sugestão, aproveite as redes sociais, elas têm um enorme potencial tanto para o individuo quanto para as empresas.

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