Pular para o conteúdo principal

Comunicação é o retrato da vida

Essa semana foi difícil achar um tema para escrever. Queria fazer um post didático, algo que trouxesse informações e dicas concretas, as quais sempre buscamos e damos bem mais atenção do que pensamentos mais filosóficos.

Pois bem, foi aí que me despertou o quanto nos prendemos aos guias ou, como muitos chamam, às receitas de bolo, quando podíamos analisar os casos complexos via interpretação e experiência. A comunicação é reflexo ou, deveria ser, da própria vida e das necessidades do ser humano.

O que está acontecendo hoje é o resultado desta percepção, pena que muitas marcas não se deram conta disso, mas as pessoas estão exigindo a comunicação de mão dupla. Tudo fica muito simples quando fazemos analogias com a vida, quem gosta de uma relação na qual somente o outro fala, que as suas necessidades nunca são atendidas ou mesmo percebidas e quando parece sempre ter um interesse excuso por trás.

Pois nos últimos 50 anos, a comunicação foi aquela relação que ninguém gostaria de ter para si. Manipuladora e autoritária, sempre querendo algo e entregando muito pouco. Ainda bem que essa Era acabou!

Essa não deveria ser somente uma afirmação do consumidor, mas também das empresas. Essa é a chance de realmente construirmos algo genuíno e sólido, pois voltando às analogias do relacionamento pessoal, de que interessa os casamentos de 50 anos, se eles não tiverem como base o amor, o respeito e a sinceridade.

Para nós comunicadores, vamos construir uma relação de respeito, admiração, atenção, reciprocidade, ou seja, tudo aquilo que buscamos para a nossa vida!

Comentários

  1. Graças a DEUS que essa ERA acabou. E se formos fazer uma análise mais profunda, atualmente o melhor da TV Aberta por exemplo, são mesmo as propagandas... hehe Pois nem mesmo nas notícias os caras conesguem ser mais rápidos e com tanto conteúdo como o TERRA, for exemple. :P

    Dentro disso, posso citar inclusive um hábito comportamental pessoal: Ao ir assistir um filme no cinema por exemplo, chego sempre pontualmente para nao perder os trailers e comerciais que cada vez mais são produções TOP de linha que além de atrativas revelam as ultimas tendências nos quesitos criatividade, tecnologia e design.

    Ficamos no aguardo teu novo POST!

    ResponderExcluir
  2. "A comunicação é reflexo ou, deveria ser, da própria vida e das necessidades do ser humano."
    Muito bom!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você já ouviu falar de Whuffie?

Whuffie é a nova “moeda”, baseada em sua reputação, como dizem os especialistas no assunto. Lançada por Coy Doctorow, criador do blog ‘boing-boing’, em seu livro de ficção científica “Down and Out in the Magic Kingdom”, no futuro, descrito pelo autor, o capital social será a nova moeda global, substituindo moedas reais como dólar, euro, real e etc. Mas que diabos é esse Whuffie, anyway? Para entender, temos que retomar o assunto Mídia Social, pois é através delas que conseguimos uma maior propagação de nossas ações, o que pode resultar no aumento ou diminuição de nossos whuffies. O livro de Tara Hunt, “The Whuffie Factor”, traz conclusões interessantes, dentre elas, que há três maneiras de se construir um negócio ou ganhar dinheiro online: pornografia, sorte ou whuffie. Dentre os três, somente o Whuffie é o previsível jeito de atingir ambos (construção ou solidificação de um negócio e fazer dinheiro). Whuffie é o retorno de sua reputação, ele é baseado em ações positivas e negativas, n...

O valor de um ídolo

Essa semana tivemos duas grandes perdas no cenário artístico (Farrah Fawcett e Michael Jackson) e não poderia deixar passar este momento sem escrever algo a respeito. Para mim, que sou de “80”, claro que a maior perda foi do Michael Jackson. Cresci acompanhando suas transformações, mais na aparência do que qualquer outra coisa, mas, sem dúvida, fui expectadora dos melhores momentos do astro. Foi dele o meu primeiro disco, sim LP mesmo, um disquinho promocional da Pepsi, que eu adorava e não sei onde foi parar. Pior que logo valerá fortunas. Enfim, esta tragédia (não que a morte de alguém seja uma tragédia, mas a morte de um ídolo sempre é) me fez refletir sobre o comportamento humano, e quem sabe surjam mais analogias sobre a vida e a comunicação. Uma constatação é certa, a morte vende muito e todos querem se beneficiar de alguma forma. Desde quinta-feira não se fala em outra coisa a não ser na morte do Michael. Chega a ser engraçado, porque nos últimos anos as pessoas mal falavam nele...